08/02/2018
Atualizada: 08/02/2018 00:00:00

Foto: Ascom Adufal

Na tarde desta quarta-feira (07), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) recebeu diversas representações de movimentos sociais populares, para definir as atividades a serem realizadas no Dia de Lutas em Defesa da Previdência (19 de fevereiro).

Estiveram presentes integrantes da Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da CSP-Conlutas. A reunião aconteceu no auditório da Adufal.

Os movimentos decidiram que em 19 de fevereiro ‘Dia de Luta em Defesa da Previdência’, Alagoas vai fazer uma intensa mobilização contra a aprovação da PEC 287/16, da contrarreforma da Previdência. Esta é a data marcada para a leitura e discussão da proposta no Congresso.  

Logo pela manhã, às 5h, haverá uma intervenção no terminal de ônibus do Benedito Bentes, com panfletagens, palavras de ordem e diálogo com população.

Já no começo da tarde, às 14h, os/as militantes seguirão até o aeroporto Zumbi dos Palmares para dialogar com os deputados alagoanos e reivindicarem o voto contrário a aprovação da PEC.

Ainda na parte da tarde, às 16h, acontecerá o ato público no calçadão do Comércio em frente ao antigo Produban. Lá, os manifestantes farão intervenções públicas denunciando o abuso da proposta do governo Temer, insistindo em retirar direitos da classe trabalhadora.   

Tramitação

No dia 19 de fevereiro deverá acontecer a discussão das emendas à PEC. No entanto, o governo federal anunciou, por meio da imprensa, que pretende colocar a proposta em votação no dia 28 de fevereiro.

A classe trabalhadora mantém atividade marcada e com a confirmação do dia da votação, será convocada mais um dia de paralisação, pois, de acordo com os movimentos: “Se colocar pra votar o Brasil vai parar”.  

Emendas à PEC 287
O deputado Arthur Maia (PPP-BA), relator da Reforma da Previdência, apresentou na manhã de quarta-feira (7) uma Emenda Aglutinativa Global à PEC 287. O texto reúne a proposta com o substitutivo adotado pela Comissão Especial e com as emendas apresentadas. As mudanças nas regras de transição para servidores públicos foram excluídas do texto.

Em relação ao texto da reforma que foi aprovado na comissão especial no ano passado, a nova emenda retira qualquer menção ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e exclui as mudanças relativas aos trabalhadores rurais. O novo relatório mantém a idade mínima de 65 anos, no caso dos homens, e 62 anos para as mulheres, e diminui de 25 para 15 anos o tempo de contribuição necessário para ter acesso ao benefício da aposentadoria no regime geral da Previdência.

8 de março 

Mulheres de vários movimentos sociais de Alagoas também estão organizando as atividades de luta para o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Uma plenária ampliada, realizada na tarde de segunda-feira (05), no sindicato dos vigilantes, reuniu cerca de 40 mulheres de vários segmentos sociais decidiram por realizar um grande ato público em Maceió na manhã do dia 08 de março, além de diversas atividades de agitação e propaganda, denunciando o abuso direcionado ao gênero.

Pauta histórica das mulheres, o enfrentamento à violência permanece entre as prioridades, visto que Alagoas tem sido cenário de um número alarmante de feminicídios, estupros e agressões, em suas várias formas. 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail