19/04/2024
Atualizada: 19/04/2024 18:11:55
Integrantes da diretoria da Associação Dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcaram presença na Jornada de Luta com o tema “Não aceitaremos 0% de reajuste”, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e realizada entre os dias 16 e 18 de abril, em Brasília.
Nas atividades desta semana, representaram a entidade o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, a diretora de Política Sindical, Sandra Lira, e o Primeiro-secretário da entidade, Carlos Müller.
O primeiro dia de atividades foi marcado pela audiência pública sobre a greve da educação pública federal, que ocorreu no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados.
A audiência, realizada na terça-feira (16), foi requerida pela deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e contou com grande participação de servidores públicos federais da Educação de todo o país, bem como de representantes do governo federal, deputadas e deputados federais vinculados à defesa da Educação Pública, além das centrais sindicais da área da educação.
A quarta-feira (17) iniciou com uma grande Marcha dos Servidores Públicos Federais, que teve concentração na Catedral de Brasília e seguiu em caminhada até o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A manifestação reuniu milhares de trabalhadores e trabalhadoras do serviço público de todo o país que protestaram por um motivo em comum: valorização dos servidores públicos através de uma recomposição salarial justa em 2024.
Outras pautas também fazem parte das reivindicações dos servidores, tais como a equiparação de benefícios (auxílios alimentação, saúde e creche) entre os demais poderes (Legislativo e Judiciário), “revogaço” de todas as medidas que atacam o funcionalismo público, ocorridas durante o governo Bolsonaro, reestruturação da carreira, entre outras.
No horário vespertino, os diretores da Adufal se reuniram com o deputado federal Paulão (PT-AL) para discutir sobre o orçamento da União em relação às reivindicações dos Servidores Públicos Federais na Campanha Salarial 2024.
Na quinta-feira (18), o presidente da Adufal, Jailton Lira, a diretora de Política Sindical, Sandra Lira, e o Primeiro-secretário, Carlos Müller, representaram a entidade na reunião do Comando Nacional de Greve, realizada na sede do Andes-SN, em Brasília.
A reunião contou com a participação de representantes das seções sindicais de todo o país, que realizaram uma avaliação da Jornada de Luta do Fonasefe, falaram sobre a agenda desta sexta-feira (19), com a Mesa de Negociação, além de atualizarem sobre o panorama nacional com as comissões de trabalho.
Na ocasião, os diretores da Adufal relataram a preocupação em relação à necessidade de haver mais informações sobre a mesa de carreira do Andes-SN, considerando que é um tema complexo e que exige maior esclarecimento sobre os pontos centrais tratados na mesa de negociação.
Adufal divulga atualização e documentos sobre Campanha Salarial 2024
Adufal responde as principais dúvidas sobre o cenário de greve
Novo vídeo da série ‘Conversa com a Adufal’ explica as reivindicações da Campanha Salarial 2024
Adufal convoca docentes para assembleias setoriais entre os dias 23 e 25 de abril