17/09/2024
Atualizada: 17/09/2024 18:03:40
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) encaminhou para os membros e para o presidente do Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, nesta terça-feira (17), o relatório final que reúne as considerações da base docente, que foram relatadas ao longo das reuniões setoriais realizadas entre julho e agosto de 2024 pela entidade.
Confira o documento na íntegra em anexo.
O documento produzido pela Adufal busca auxiliar a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a própria gestão da Ufal na construção da minuta da resolução que irá regulamentar os critérios, normas e procedimentos para a avaliação de progressão e promoção de docentes.
Segundo o relatório, a discussão sobre a construção de um barema único para pontuação das atividades docentes vem ocorrendo desde 2011, sendo que desde 2021 uma comissão já está trabalhando nessa minuta que é objeto de análises frequentes.
“Isto representa uma mudança profunda no processo [de progressão docente], visto que, desde 1988 (Resolução 13/1988 CEPE/UFAL) foi delegada à cada unidade acadêmica a prerrogativa de construir suas resoluções e baremas internos. Consideramos que esta construção precisa contemplar a diversidade das atividades acadêmicas docentes e as especificidades das áreas e cursos, e ao mesmo tempo proporcionar procedimentos isonômicos no processo de progressão e promoção dos docentes em sua Carreira”, diz um trecho do relatório da Adufal.
Com o envio do documento para o presidente do Consuni, reitor Josealdo Tonholo, a expectativa é de que o relatório seja apreciado pelos membros do Conselho Universitário para que seja considerado ao analisar a minuta em construção, quando esta for pautada para votação nas próximas semanas.
Em assembleia, Adufal define observadores para o 15° Conad Extraordinário
Adufal finaliza calendário de reuniões setoriais sobre progressão docente
Adufal realiza reuniões setoriais para tratar sobre progressões; confira o calendário