04/01/2018
Atualizada: 04/01/2018 00:00:00

Foto: Ascom Adufal

Nos dias 09 e 10 de janeiro acontecerá em Alagoas o seminário preparatório para o 37º Congresso do Andes-SN. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) promove esse encontro para discutir, junto aos docentes do Estado, os rumos das lutas e contribuir com as resoluções aprovadas durante a etapa nacional.

Na terça-feira (09), o seminário acontecerá das 14h às 18h, com os temas: Movimento docente, conjuntura e centralidade da luta; Políticas sociais e plano geral de lutas.  Já na quarta-feira (10), o evento será das 09h às 12h, com os temas: Plano de lutas dos setores; Questões organizativas e financeiras. Os dois dias de seminários serão realizados na sede da entidade, no bairro do Farol.

O público são os/as associados/as da Adufal, em especial, os/as delegados/as eleitos em assembleia, para participarem do congresso. Os nomes escolhidos pelos docentes foram: Ailton Prates, Ailton Galvão, Adriana Lourenço, Carolina Nozella, Irailde Correia, Joelma Albuquerque, Socorro Dantas e Maria Aparecida. Suplentes: Carlos Müller, Altair Marques, Andreá Pachedo e Júlio Bispo.

Os/as delegados/as aprovaram a realização deste seminário. Carolina Nozella, professora do Centro de Educação da Ufal é uma das que reconhece a importância do debate, junto à base. “Vivemos uma conjuntura ameaçadora, de destruição dos direitos sociais duramente conquistados no último período. Precisamos nos preparar para realizar um congresso forte, de rico debate e com encaminhamentos assertivos, que nos fortaleça enquanto categoria docente pra luta em unidade com o conjunto dos demais trabalhadores. Por isso, considero a realização do seminário pré-congresso de extrema importância para a categoria”, enfatizou.

O evento é coordenado pela Diretoria de Política Educacional e Científica, dirigida por Irailde Correia e Cícero Péricles, ocupantes da pasta. Para  Irailde Correia, o seminário irá preparar os/as delegados/as de Alagoas para travar um bom debate, em Salvador. “O objetivo do encontro é discutir as temáticas propostas pelo Andes para o seu 37º Congresso, incluindo o plano de lutas da categoria para o ano de 2018. Para tanto, recomendamos a leitura prévia dos cadernos de textos, a fim de melhor qualificar os debates. Contamos com a presença de todos e todas que compõem essa entidade”, destacou a diretora.

O congresso do Andes-SN acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro, em Salvador-BA. O tema do encontro será “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”.

Para conferir o caderno de textos clique (AQUI).

Segue a programação completa do Seminário: 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail