17/06/2021
Atualizada: 17/06/2021 15:29:20


A vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professora Sandra Lira, participou da reunião entre o Movimento Manda Vacina com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), realizada na manhã desta quarta-feira (16). Na ocasião, integrantes do Movimento entregaram ofícios que solicitam a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) de acadêmicos da área da saúde. A reunião foi articulada pelo gabinete da vereadora Teca Nelma (PSDB).

O Movimento Manda Vacina tem como principais diretrizes a defesa pela vacinação ampla para todos e todas, o respeito aos grupos prioritários, o ‘Fora Bolsonaro’ e um auxílio emergencial de no mínimo R$ 600, até o fim da pandemia.

O objetivo do encontro foi dialogar sobre a vacinação contra a Covid-19 dos/as estudantes que estão em atividades curriculares práticas nos serviços de saúde em Alagoas, uma vez que o Programa Nacional de Imunização (PNI) considera no grupo prioritário “trabalhadores da saúde” apenas os acadêmicos em saúde que se encontram em estágio obrigatório.

Os ofícios reforçam que os alunos da área da saúde que estão em atividades curriculares de atendimento frequentam os mesmos ambientes e estão expostos aos mesmos riscos que os estagiários, sendo assim, logicamente, também necessitam da vacinação contra a Covid-19.

Alunos de medicina, odontologia, enfermagem, farmácia e nutrição compõem o grupo que reivindica a vacinação, uma vez que através das atividades práticas curriculares – que ocorrem em ambientes ambulatoriais e/ou hospitalares – esses/as estudantes se encontram em exposição direta ao vírus.

Além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e o Centro Universitário Cesmac também realizaram a entrega de ofícios solicitando a vacinação dos seus acadêmicos em atividades curriculares práticas.

De acordo com a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, a expectativa agora é de que a Sesau/AL leve a reivindicação dos/as estudantes para ser discutida na Câmara Técnica no Conselho Nacional de Saúde. “Haverá também uma reunião da Sala de Situação na próxima terça-feira (22). O tema pode ser avaliado lá ou na semana seguinte”, disse Lira.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail