13/10/2021
Atualizada: 13/10/2021 16:04:00


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev-AL) se reuniram na tarde desta quarta-feira (13), de forma online, para falar sobre estratégias possíveis para enfrentar o reajuste abusivo do plano de saúde GEAP, que atende um grande número de servidores públicos federais.

A reunião foi muito produtiva, com troca de informações e experiências entre as assessorias jurídicas dos sindicatos presentes, que estão se organizando para defender os direitos de seus associados e associadas.

Na ocasião, foi informado que a Adufal possui duas ações judiciais de anos anteriores (2018 e 2020) contra os reajustes acima da inflação da GEAP Saúde, porém ainda se encontram em 1ª instância da Justiça Estadual. Além disso, uma liminar conquistada em 2020 foi rapidamente cassada.

Apesar do Conselho da GEAP ter uma parte de representantes eleitos pelos usuários, a empresa está atualmente sob a direção de um general que autoritariamente desconhece as decisões colegiadas. Inclusive, os trabalhadores da seguridade social e saúde, representados pela CNTSS e FENASPS, após várias ações judiciais e liminares conquistadas, realizaram um acordo em 2020, com reajuste menor. Contudo, em 2021 esse acordo foi quebrado pelo diretor da GEAP, mas foi recentemente restaurado por decisão judicial.

Representando a Adufal, participaram a vice-presidenta Sandra Lira e o advogado Marcelo Daneu. Do Sintufal, participaram o coordenador-geral Ricardo Moresi e o advogado Francisco de Assis, e do Sindprev participaram os diretores Ronaldo Augusto de Alcântara e Maria Moura, e a advogada Maria Betânia Pereira.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail