21/03/2022
Atualizada: 21/03/2022 15:11:34


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) conduziram, na manhã desta segunda-feira (21), a assembleia geral online que votou o posicionamento das categorias sobre a adesão à Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais.

A reunião iniciou em segunda chamada, às 9h30, de acordo com os regimentos das entidades. Seguindo a lista de presença da assembleia, estiveram presentes na reunião 246 docentes.

Após os informes gerais, o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, e o coordenador geral do Sintufal, Ricardo Moresi, deram início às inscrições de fala para que os/as docentes e os/as técnicos/as pudessem apresentar suas avaliações quanto à adesão de suas categorias à greve nacional.

Em seguida, após confirmado aos presentes que a assembleia já contava com o quórum para deliberação, os/as docentes e técnicos/as construíram as propostas que seriam levadas à votação. Da discussão, duas proposições foram apresentadas. Veja abaixo:

PROPOSTA 1: aderir à paralisação do dia 23 de março; marcar uma nova assembleia na próxima semana para avaliar o quadro; e construção de uma agenda de mobilizações.

PROPOSTA 2: aderir à greve a partir do dia 23 de março e construção de uma agenda de mobilizações.

O processo de votação ocorreu de forma separada e cada entidade disponibilizou no chat da reunião um link para o registro dos votos. Um tempo foi estabelecido para que todos os presentes pudessem votar e, por fim, cada categoria apresentou uma decisão.

Por 176 a 65 votos, os/as docentes votaram pela Proposta 1, ou seja, por aderir à paralisação do dia 23 de março; marcar uma nova assembleia na próxima semana para avaliar o quadro; e construção de uma agenda de mobilizações.

Já os técnicos/as, por 48 a 39 votos, decidiram pela Proposta 2, ou seja, por aderir à greve a partir do dia 23 de março e construir uma agenda de mobilizações.

Comissão Unificada de Mobilização

Apesar das decisões distintas, as entidades seguem na luta com um ponto em comum: a construção de uma agenda de mobilizações pela recomposição salarial de 19,99%.

Por isso, durante a assembleia, foi proposta também a criação de uma Comissão Unificada de Mobilização, formada por representantes da Adufal e do Sintufal que se reunirão de forma online ainda na tarde desta segunda-feira (21).

A Comissão irá alinhar as ações que devem ser realizadas pelas entidades em defesa da recomposição salarial, pela revogação da Emenda Constitucional 95 e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32, conhecida como reforma administrativa, que se aprovada, representa mais um passo na destruição do serviço público patrocinado pelo governo Jair Bolsonaro.

Sobre a paralisação do dia 23

De acordo com o calendário de lutas da Campanha de Recomposição Salarial, o dia 23 de março é o indicativo para o início da greve geral dos servidores públicos por tempo indeterminado. Sendo assim, também é um dia para a realização de ações em defesa da educação e pela recomposição dos direitos dos servidores públicos.

A Conferência Livre da Ufal, organizada pela Adufal, Sintufal e Movimento Estudantil, já está inserida no calendário de mobilização como uma ação unificada, realizada por professores, técnicos-administrativos e estudantes. A atividade acontece das 8h30 às 13h desta quarta-feira (23).

Saiba como participar da Conferência Livre da Ufal.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail