26/05/2022
Atualizada: 31/05/2022 15:03:44


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca a base docente para participar da assembleia geral on-line, a ser realizada na próxima quinta-feira, 2 de junho, das 14h às 17h, via plataforma Zoom Meeting. As pautas são: informes e indicativo de deflagração de greve.

A reunião on-line ocorre através da plataforma Zoom Meeting, portanto, é indispensável que todo/a associado/a realize o download do aplicativo no dispositivo que for utilizar para participar da reunião (celular ou computador).

O link e a senha de acesso serão enviados por e-mail para os/as associados/as até o dia 1º de junho.

Na segunda-feira, 23 de maio, foi realizada uma assembleia geral com os mesmos pontos de pautas. Em regime de votação online, a base docente se mostrou dividida quanto à adesão à greve por tempo indeterminado dos Servidores Públicos Federais (SPFs). Foram registrados 113 votos pela adesão à greve nacional e 113 votos pela não adesão à greve. 

Considerando a necessidade de oferecer um novo momento para o diálogo entre a base, a Adufal convoca essa nova assembleia para dar continuidade à discussão sobre a deflagração da greve nacional dos SPFs e realizar nova votação.

Por isso, é imprescindível a participação da categoria docente para que haja quórum e, assim, deliberação quanto ao principal ponto de pauta.

Orientações para a assembleia geral
A Adufal pede que os/as docentes mantenham seu microfone desativado ao acessar a reunião online para que não haja interferências nas falas de outras pessoas.

O/a associado/a deve utilizar seu próprio nome, sem apelidos ou abreviações, ao se registrar no aplicativo. O link de acesso à reunião será enviado para todos os emails dos associados da Adufal.

Na quinta-feira (2), antes do início da assembleia, a entidade enviará mais um lembrete com o acesso à sala de reunião para o WhatsApp de todos/as os/as sócios/as. Caso ainda não receba as notícias da Adufal pelo WhatsApp, clique aqui e peça inclusão na lista de transmissão.

Sobre deliberações
Se durante a assembleia houver encaminhamento para qualquer tipo de votação, o processo ocorrerá de forma remota, a ser orientado pela mesa diretora.

Cada docente terá direito a três minutos de fala e as inscrições devem ser realizadas pelo chat, conforme indicação da Diretoria. Cada professor/a pode se reinscrever até três vezes, para cada ponto de pauta. O tempo será cronometrado pela secretaria da Adufal.

Como forma de registrar a presença dos/as docentes na assembleia, será disponibilizado um formulário online durante a reunião, para que todos/as os/as associados/as possam assinar.

Luta unificada dos SPFs
As entidades da Educação Federal estão em luta, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo federal, desde o início do ano, quando foi apresentada a pauta unificada dos SPF ao governo federal.

Desde então, foram várias semanas de mobilização e ações em Brasília e nos estados para pressionar o governo e também dialogar com a sociedade sobre as reivindicações de recomposição salarial de 19,99%, arquivamento da PEC 32 – da Reforma Administrativa – e revogação da Emenda Constitucional 95.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) sinalizou o primeiro indicativo de greve para 23 de março. A partir dessa data, algumas categorias iniciaram a paralisação, como as e os servidores do INSS e do Tesouro Nacional. Mais recentemente, o Sinasefe deu início à deflagração de greve nos IF na segunda-feira, 16 de maio.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail