13/02/2023
Atualizada: 13/02/2023 17:44:25


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcou presença, na última semana, do 41º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) que, neste ano, teve como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. O evento aconteceu em Rio Branco (AC), entre os dias 6 e 10 de fevereiro.

A delegação da Adufal foi composta pelo professor Jailton Lira, presidente da Adufal, como representante da Diretoria, e as professoras e professores pela base: Sandra Lira (Cedu), Celi Taffarel (Arapiraca), Irailde Correia (Cedu), Marta de Moura (aposentada), Terezinha Ataide (Fanut), Flávio Melo (Cedu), Jarbas Ribeiro (Arapiraca), Luciano Barbosa (CTEC), Janayna de Souza (CEDU) e Rosangela Reis (aposentada).

Durante os cinco dias de evento, os mais de 640 docentes participantes debateram e deliberaram sobre as ações e pautas que orientarão as lutas da categoria no próximo período.

O presidente da Adufal, professor Jailton Lira, avaliou a presença da delegação de Alagoas no 41º Congresso do Andes-SN como fundamental para colaborar com a reflexão sobre os rumos da educação pública do ensino superior e a construção do plano de lutas do Sindicato Nacional.

“Esse congresso ocorreu em um momento importante de fortalecimento do processo democrático, da abertura dos canais de negociação com o governo federal sem naturalmente abrir mão do caráter autônomo do movimento sindical”, disse.

Os desafios de defesa da reorganização da carreira docente com valorização salarial, a importância da retomada do financiamento à ciência e tecnologia e o combate aos projetos privatizantes em curso foram outras pautas que se destacaram durante as discussões no evento.

Plano de lutas

Na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 do evento, durante a plenária do Tema II – Plano de Lutas dos Setores, as delegadas e os delegados aprovaram as resoluções que orientarão as lutas de docentes das Instituições Federais de Ensino.

Foram aprovadas uma série de resoluções referentes à atuação em conjunto com as demais entidades de servidores e servidoras públicos federais como, por exemplo, priorizar e intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, do teto dos gastos sociais, e pelo arquivamento da PEC 32/20, da contrarreforma Administrativa, entre outras.

Uma agenda de mobilizações também foi aprovada durante a Plenária do Tema II. Em unidade com as e os SPF, as delegadas e os delegados aprovaram a construção de um Dia Nacional de Luta, no mês de março, para exigir do governo o arquivamento da PEC32/20, da contrarreforma Administrativa. Já para abril, será construído, em unidade com demais entidades do Fonasefe, centrais sindicais, movimentos sociais, populares e de juventude, o Dia Nacional do Revogaço.

Desfiliação da CSP-Conlutas

“O ponto central deste congresso foi, sem dúvidas, a aprovação da desfiliação do Andes ao CSP-Conlutas, considerando que esta Central Sindical limitava a unificação do movimento sindical docente com as outras entidades sindicais e o conjunto do movimento social, dado o seu caráter sectário”, destacou o presidente da Adufal.

A aprovação da desfiliação do Sindicato Nacional da CSP-Conlutas ocorreu no último dia do 41º Congresso do Andes-SN, sexta-feira (10). A votação ocorreu durante a Plenária do Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras. Foram 262 votos favoráveis à desfiliação, 127 pela permanência da filiação e 7 abstenções.

Para a Adufal, a desfiliação representou a insatisfação da base docente, considerando que ao invés de promover uma grande união e organização da classe trabalhadora, a CSP-Conlutas apresenta isolamento e rigidez em suas ações.

42º Congresso do ANDES-SN

A cidade de Fortaleza (CE) será a sede do 42º Congresso do Andes-SN em 2024. A capital cearense foi aprovada por aclamação pelas e pelos docentes do 41º Congresso do Sindicato Nacional na plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras.

Essa será a terceira vez que a cidade recebe o congresso do Andes-SN. A primeira ocorreu em 1983 no II Congresso e depois em 1999 no 18º Congresso.

Eleição para a Diretoria do Andes

Ainda durante o Congresso, na quarta-feira (9) foram inscritas quatro chapas com o objetivo de participar da eleição para nova diretoria do ANDES-SN, que ocorre entre os dias 10 e 11 de maio deste ano. Clique aqui para ver todas as chapas inscritas.

 

Notícias relacionadas:

41º Congresso do Andes inicia com discussões sobre Movimento Docente e Plano de Lutas

Delegados do 41º Congresso do Andes-SN aprovam desfiliação da CSP-Conlutas

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail