16/03/2023
Atualizada: 16/03/2023 16:50:24

Foto: Andes-SN

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, e a secretária-geral da entidade, Irailde Correia, participaram da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada nesta quinta-feira (16), na sede do Andes – Sindicato Nacional, em Brasília, para discutir a campanha salarial das servidoras e dos servidores públicos federais.

Presidente e secretária-geral da Adufal, Jailton Lira e Irailde Correia, respectivamente

Inicialmente, o presidente da Adufal apresentou uma síntese da avaliação que a base docente da entidade fez durante reunião on-line, realizada na quarta-feira (15), sobre a proposta de reajuste salarial de 9% anunciada pelo governo federal.

“A categoria avaliou que o percentual de 9% é um percentual baixo, mas considera que ele deve ser aprovado, que deve haver concordância com a proposta, entendendo que é uma proposta de reposição emergencial”, relatou o professor Jailton Lira.

Na reunião, foi apresentado também que em 22 sessões sindicais, a categoria concordou com o percentual de reajuste salarial de 9%, apresentado pelo governo federal; 4 sessões sindicais mantiveram a defesa do reajuste dos 26,94%; outras 4 sessões não manifestaram posição, uma vez que não realizaram assembleia geral para diálogo sobre a pauta; e uma sessão informou que a categoria já havia concordado com os 8,4% inicialmente anunciado pelo governo na terceira rodada de negociação, da última sexta (10), e não realizou assembleia depois do anúncio da proposta de 9%.

Após solicitar inscrição de fala, o presidente da Adufal destacou pautas importantes para a categoria e que precisam ser parâmetro para o próximo período. São elas:

- Importância de atentar para as definições da base dos sindicalizados e de que o Andes-SN mantenha o canal de negociação com o governo;
- Importância da negociação aberta pelo governo federal;
- Defender a autonomia do Sindicato Nacional;
- Defender a necessidade do Andes-SN pautar a revogação da Reforma do Ensino Médio;
- E defender os direitos dos/as docentes aposentados/as.

A partir desta reunião, que considerou as deliberações das assembleias das seções sindicais, serão definidos os próximos passos na negociação pela recomposição salarial dos servidores/as públicos federais.

Novas informações serão repassadas à categoria conforme as deliberações da reunião do setor das Ifes desta quinta (16).

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail