10/04/2024
Atualizada: 11/04/2024 13:39:04
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, e o diretor de Política Sindical, Flávio Dantas, participaram da reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada nesta quarta-feira (10), na sede do Andes – Sindicato Nacional, em Brasília.
O encontro teve a participação de representantes de diversas seções sindicais de todo o Brasil para discutir as definições das suas respectivas bases, ocorridas em assembleias gerais na última rodada indicada pelo Andes-SN, que foi entre 26 de março a 9 de abril.
Na ocasião, o professor Jailton Lira passou os informes da Adufal, relatando sobre a plenária que ocorreu em 21 de março onde os docentes debateram a conjuntura política nacional e a possibilidade de greve na Ufal. A mencionada plenária foi convocada em formato de assembleia, mas não houve quórum regimental para deliberações.
Ainda durante seu momento de fala, o presidente da Adufal informou que uma nova assembleia docente será convocada para a primeira semana letiva do calendário acadêmico, uma vez que atualmente a Ufal se encontra no período de férias. Essa assembleia deve ocorrer em diversos campi da Universidade, como forma de valorizar e incentivar a maior participação da base.
Outro informe passado pela Adufal foi cobrando um retorno em relação ao ofício enviado ao Sindicato Nacional, solicitando o detalhamento de questões específicas a respeito das negociações em curso com o governo federal. O ofício foi protocolado no dia 22 de março e até o momento a Adufal não teve resposta.
“Destacamos, mais uma vez, a importância da apresentação da tabela da reestruturação de carreira docente para que possamos saber concretamente aquilo que foi apresentado pelo Sindicato Nacional em mesa de negociação com o governo”, afirmou Jailton Lira.
O professor Flávio Dantas também fez ponderações durante o momento de informes das seções sindicais apresentando uma declaração de voto e se abstendo sobre a data do dia 15 de abril, para deflagração da greve, uma vez que a Adufal não terá como realizar assembleia antes desta data, mas com o compromisso de que na próxima assembleia, a partir da atualização do cenário político, poderá qualificar politicamente esse debate.
Em reunião desta quarta-feira (10), o Setor das Instituições Federais de Ensino encaminhou pela deflagração de greve docente federal a partir de 15 de abril. A decisão é resultado dos debates realizados nas assembleias das seções sindicais.
A categoria reivindica reajuste salarial, reestruturação da carreira, recomposição e ampliação do orçamento das instituições federais de ensino, revogação de medidas que atacam servidores/as e serviços públicos, bem como o fim da contribuição previdenciária para aposentadas/os.
Considerando que a primeira assembleia convocada (em 21 de março) para discussão do cenário de greve não houve quórum para deliberações, a Adufal deve realizar uma nova chamada para assembleia geral entre os dias 22 a 26 de abril, uma vez que de 6 a 21 de abril a Ufal estará em período de férias. A data exata da assembleia será confirmada e amplamente divulgada em breve.
Na reunião do setor das Ifes foi informado que duas seções sindicais do ANDES-SN já aprovaram, em suas respectivas assembleias, iniciar a greve antes do dia 15 de abril e 16 seções deliberaram pelo movimento paredista a partir do dia 15 de abril. Três deflagraram a greve com início em datas distintas no mês de maio, e oito se encontram em estado de greve. Ainda há seções que aprovaram indicativo ou construção da greve sem data determinada (5), seções contrárias ao indicativo de greve no dia 15 (3), seções contrárias à greve (4) e assembleias sem deliberação e as que não tiveram assembleias com essa pauta somam 5.
Docentes da Ufal discutem conjuntura política e cenário de greve durante plenária
Adufal participa de reunião do Setor das Ifes, em Brasília
Adufal responde as principais dúvidas sobre o cenário de greve