Siga nosso canal

13/11/2025
Atualizada: 13/11/2025 14:11:45

Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Durante os dez dias da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) esteve presente, com estande próprio, promovendo diversas atividades que buscaram estimular o conhecimento acerca de temas relevantes para a sociedade, sobretudo para a categoria docente, além de promover e prestigiar atividades e lançamentos de professores e professoras.

O estande da Adufal recebeu centenas de visitas entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro. O espaço sediou oficinas, exposição de obras de arte, rodas de conversa, atendimento administrativo e jurídico aos sócios/as, além de ser um local de confraternização entre os colegas docentes que passaram pela Bienal.

A última vez em que a Associação teve um estande próprio na Bienal do Livro de Alagoas foi em 2017, na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Estande da Adufal na 11ª Bienal do Livro de Alagoas. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Apesar de sempre estar presente — de alguma forma — na programação das últimas Bienais, a Diretoria da Adufal considerou importante voltar a ter um estande físico nesta edição, na expectativa de estar mais próximo dos docentes e levar o nome e a função social da entidade para o público que ainda não conhecia a Associação.

Clique aqui e confira o álbum de fotos.

Breno Altman durante palestra promovida pela Adufal na Bienal do Livro. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

“Foi um desafio que assumimos, mas que se concretizou com muito sucesso. Todos os dias dessa Bienal foram especiais, sempre com alguma atividade diferente e com ótima participação do público. Ter um estande físico foi, também, uma ótima oportunidade para rever colegas e poder falar mais sobre as ações da Adufal”, pontuou a diretora da entidade, Rosangela Reis.

Além da programação no estande da Adufal, a entidade também promoveu uma palestra com o tema “Faixa de Gaza: resistência e direitos humanos”, proferida por Breno Altman, que é jornalista e fundador do site Opera Mundi e autor do livro “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”. A atividade foi realizada na Sala Ponta Verde, que ficou lotada com um público atento e interessado no assunto.

A Adufal também acompanhou e prestigiou inúmeros lançamentos de livros de autoria de professores da Ufal, além de atividades que homenagearam pessoas importantes para a educação e cultura alagoana.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

Confira abaixo um pouco das atividades promovidas pela Adufal na 11ª Bienal do Livro:

No dia 1º de novembro, ocorreu a exposição “Brincando com as tintas”, com telas pintadas pela docente aposentada da Ufal (Sociologia/CHLA) e associada da entidade, Ruth Freitas.

Professora Ruth Freitas expondo suas telas artísticas no estande da Adufal. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Já no dia 5 de novembro, a professora Ruth Freitas conduziu uma oficina de Escrita Criativa. Autora de quatro livros — Rol de Sentimentos, Solidariedade Educacional, Essências e O Gato Nikita —, Ruth compartilhou com os participantes suas vivências como escritora, educadora e voluntária, dando dicas práticas sobre como melhorar a arte da escrita.

Professora Ruth Freitas durante a oficina de escrita poética. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Outra oficina realizada no estande da Adufal foi a de Planejamento Financeiro para Docentes, com o professor do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, engenheiro, escritor e vice-tesoureiro da Adufal, Luciano Barbosa dos Santos. Na ocasião, realizada no dia 3 de novembro, Luciano Barbosa abordou estratégias práticas para organizar as finanças, com foco na realidade docente.

Professor Luciano Barbosa ministrou a oficina de Planejamento Financeiro para Docentes. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Na noite do dia 3 de novembro, a entidade realizou a Oficina Lumeeiro de Leitura Poética, ministrada por Ricardo Cabús — poeta, recitador, produtor cultural, professor aposentado da Ufal e associado da Adufal.

A atividade foi um verdadeiro sucesso e deixou o estande da Adufal pequeno para a quantidade de pessoas interessadas.

Oficina Lumeeiro de Leitura Poética, ministrada por Ricardo Cabús. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

No dia 6 de novembro, a entidade lançou a versão física da Cartilha de Combate à Discriminação Racial, um material extremamente necessário que reafirma o compromisso da Adufal com a igualdade racial e os direitos humanos.

Durante o lançamento, as pessoas que passaram pelo estande receberam um exemplar da cartilha, que apresenta o contexto histórico do racismo no Brasil, explica conceitos fundamentais, orienta sobre caminhos legais para denúncia e acolhimento às vítimas, e propõe práticas antirracistas para transformar o cotidiano social e universitário.

Professores durante lançamento físico da Cartilha de Combate à Discriminação Racial. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Dando sequência às atividades no estande da entidade, no dia 7 de novembro foi realizada a roda de conversa sobre noções de reeducação alimentar, conduzida pela professora aposentada do curso da Faculdade de Nutrição da Ufal, Terezinha Ataide.

A diretora de Política Educacional e Científica da Adufal falou sobre os novos hábitos da população brasileira e a importância de ter uma rotina sustentável com alimentos de verdade, sem ultraprocessados.

Roda de conversa sobre noções de reeducação alimentar, conduzida pela professora Terezinha Ataide. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

No dia 8 de novembro, a professora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, Socorro Dantas, conduziu a roda de conversa sobre saúde da pessoa idosa. Na ocasião, os/as participantes dialogaram sobre rotina, cuidados e a importância de realizar atividades físicas que visem o fortalecimento muscular.

Roda de conversa sobre saúde da pessoa idosa, conduzida pela docente Socorro Dantas. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Notícias relacionadas:

Breno Altman reforça importância da luta antissionista em palestra promovida pela Adufal

Adufal na Bienal do Livro: com estande no evento, entidade prepara programação especial; confira

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail