30/04/2021
Atualizada: 30/04/2021 17:38:35


O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (29), para dialogar sobre os encaminhamentos da assembleia geral, realizada na última terça-feira (27), que discutiu sobre o Projeto de Lei 5595/20, ações contra a reforma administrativa e sobre a crise orçamentária da Ufal.

Na reunião, realizada através da plataforma online Google Meet, o presidente da Adufal, Jailton Lira, fez os informes acerca do que foi discutido e encaminhado na assembleia, que na verdade se caracterizou como plenária devido à falta de quórum para deliberações.

“Realizamos uma reunião na manhã desta quinta com representantes dos Sindicatos da Educação em relação à reforma administrativa e estamos sempre buscando intensificar as ações nas mídias, concedendo entrevistas nas rádios, inclusive do interior, participando de reunião com os assessores dos parlamentares alagoanos, entre outras ações. Além disso, contamos com o apoio da base docente no compartilhamento das nossas ações para que a denúncia contra a PEC 32 seja cada vez maior”, disse o professor Jailton Lira.

O presidente da Adufal também informou que a entidade está participando das atividades relacionadas ao 1º de maio, Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora, junto com outras entidades. Entre as atividades está uma ação solidária de distribuição de cestas da reforma agrária, realizada nesta sexta (30), e a exposição de faixas que serão espalhadas pela cidade durante este sábado (1º).

Ainda na reunião, os/as participantes deliberaram pela formação de uma comissão que deve acompanhar e auxiliar a administração da Ufal no que diz respeito ao ensino remoto na instituição. O grupo deve ter três participantes, dos quais um deve ser da diretoria da Adufal, um integrante do Conselho de Representantes e o outro da base docente. O professor Aruã Lima apresentou uma proposta de minuta dando mais detalhes sobre a intenção da comissão, que deve ser formada em breve, após a consulta dos nomes sugeridos.

“Essa proposta surgiu a partir do momento em que avaliamos que havia uma série de compromissos que tinham sido construídos durante a discussão que nos levou a adoção do ensino remoto e que a administração, por uma série de motivos, tem tido dificuldades de cumprir. Inclusive, alguns desses elementos têm sido cobrados pela Adufal, como a gente tem acompanhado. A questão é a gente ampliar o papel de acompanhamento para que a gente possa construir com a gestão da universidade saídas pactuadas, de maneira mais ampla”, explicou o professor Aruã Lima.

Em seguida, a professora Sueli Nascimento fez um relato sobre sua participação, representando a Adufal como observadora, no 11º CONAD, realizado nos dias 27 de março e 3 de abril. A professora frisou a necessidade e importância de se ter uma discussão mais ampla com a base da entidade, sobre os temas abordados no Caderno de Textos preparatório para o Conad.

Os conselheiros e conselheiras acordaram que a próxima reunião do grupo será realizada no dia 26 de maio, das 10h às 12h.

Além do presidente da Adufal, da diretoria da entidade também participaram a vice-presidenta, Sandra Lira, a primeira-secretária, Esmeralda Moura, a diretora de política cultural, Rosângela Reis, a diretora suplente de política cultural, Terezinha Ataide, e o vice-tesoureiro, Altair Marques.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail