07/03/2023
Atualizada: 07/03/2023 18:22:25


Em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizada nesta terça-feira (7), foi aprovado o mérito do Termo de Cessão para a construção do Centro de Desenvolvimento - legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, dentro dos terrenos da Ufal.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou da reunião, representada pela vice-presidenta, Sandra Lira, e registrou posição contrária à cessão de espaço público para uma empresa privada.

“A Adufal encaminhou contra o Termo de Cessão de patrimônio de 24 mil metros quadrados da UFAL para usufruto de instituição privada com fins lucrativos, com atividades que estão diretamente ligadas aos negócios desta instituição”, argumentou Sandra Lira, em declaração de voto.

A professora também frisou que a entidade de classe não votou neste encaminhamento pois a posição contrária ao Termo de Cessão não foi colocado em votação, havendo apenas as três opções: solicitar mais prazo à CBF (4 votos), aprovação do mérito com criação de comissão (27 votos) e abstenção (2 votos).

Ainda na reunião do Consuni, foi formada uma comissão contendo cinco professores que se comprometeram em revisar o documento do projeto e reenviar à CBF até esta sexta-feira (10).

Debate sobre o assunto

A Adufal participou da audiência pública convocada pela Ufal para discutir o projeto, realizada no dia 17 de fevereiro, no auditório da Reitoria. A entidade divulgou a realização da audiência com o objetivo de dar mais visibilidade e ampliar o debate sobre o assunto, entretanto a audiência terminou ocorrendo de forma esvaziada, considerando o período de pré-carnaval, embora fosse um dia letivo.

Na ocasião, o presidente da Adufal, Jailton Lira, relatou as preocupações da entidade quanto a firmar uma parceria com um ente de natureza privada.

“Quero que entendam que a nossa posição não é contrária à proposta, não é contrária à iniciativa, mas estamos reforçando que é preciso que se faça uma reflexão e crie medidas cautelares e preventivas para impedir que a CBF ou qualquer instituição privada se utilize de um convênio específico para se apropriar de um espaço que é público”, disse o presidente da Adufal durante audiência pública.

Sobre o Centro de Desenvolvimento

O projeto se trata de um termo de cessão de uso de bem imóvel público, celebrado entre a Ufal, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), chamado ‘Fundo de Legado da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014’, para a construção de um CD nos terrenos da Universidade.

O principal objetivo do projeto, segundo a CBF, é fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo, especificamente nos 15 estados brasileiros que não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA.

Notícias relacionadas:

Comunidade acadêmica discute construção de Centro de Desenvolvimento na Ufal

Audiência pública para discutir projeto da CBF na Ufal acontece nesta sexta (17)

Adufal solicita audiência pública para discutir projeto da CBF na Ufal

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail