21/08/2023
Atualizada: 21/08/2023 15:09:14


Os representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) Jailton Lira (presidente), Sandra Lira (vice-presidenta) e Rosângela Reis (tesoureira) participaram da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada no último sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, na sede do Andes – Sindicato Nacional, em Brasília.

A reunião foi convocada pelo Andes-SN, através da Circular nº230/2023, para tratar especialmente sobre a Campanha Salarial de 2024 e a última rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

O primeiro dia da atividade foi dedicado aos informes nacionais sobre a MNNP e a Campanha Salarial 2024, ao diálogo sobre a conjuntura atual e à uma avaliação geral da campanha. As sessões sindicais puderam apresentar, ainda, as discussões levantadas durante as assembleias gerais realizadas por orientação do Andes-SN para debater o tema.

A vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira, repassou os informes da seção sindical, relatando o que foi discutido com a base docente na última assembleia que pautou a Campanha Salarial 2024. Além disso, a professora também mencionou a presença da Adufal na diligência da CPI do MST, que ocorreu em Alagoas no dia 11 de agosto e, por fim, relatou sobre a coordenação e resultado da consulta universitária da Ufal.

Já no segundo dia da reunião houve a discussão sobre a Mesa Específica de Negociação, com informes e encaminhamentos que indicaram os próximos passos da categoria em direção à construção do processo de mobilizar com o objetivo de pressionar o governo federal para que ocorra algum avanço na negociação da recomposição salarial dos/as servidores/as públicos/as federais.

Da esquerda para a direita, tesoureira Rosangela Reis e a vice-presidenta Sandra Lira.

Ao avaliar a atividade, o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, apontou algumas falhas que ocorreram na realização da reunião.

“Houve falta de clareza do Andes-SN quanto ao índice de reajuste solicitado por parte do Sindicato Nacional e a metodologia de discussão também não permitiu a participação efetiva das seções sindicais. Novamente, a reunião começou sem o envio prévio dos subsídios utilizados pelo Andes na negociação com o governo, sendo realizada a leitura de documentos que já haviam sido encaminhados anteriormente, sem objetivos definidos por parte da diretoria do Andes”, listou Lira.

Apesar disso, durante os dois dias de atividade, a representação da Adufal defendeu a necessidade da diretoria do Andes-SN insistir para que seja realizado um processo de negociação efetiva por parte do governo federal, a manutenção da unidade com os demais sindicatos e a importância de ser pautada a campanha salarial junto aos parlamentares federais.

Uma nova rodada de negociações com o governo federal já está agendada para a próxima quinta-feira, dia 24 de agosto.

Encaminhamentos

- Convocação de rodadas de assembleias gerais entre 24 e 27 de agosto;

- Nova reunião do Setor das IFES agendada para o domingo, 27 de agosto;

- Atividades de mobilização em Brasília nos dias 27 e 31 de agosto.

 

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail