23/12/2021
Atualizada: 23/12/2021 17:10:51
Com o encerramento de mais um ano é chegado o período de relembrar, de resgatar os acontecimentos passados vividos nos últimos 12 meses. Nesta retrospectiva, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) recorda as principais ações e atividades desenvolvidas pela entidade durante o ano de 2021.
Acompanhe a seguir a retrospectiva da Adufal:
Adufal combativa
Em 2021, as ações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, conhecida como reforma administrativa, estiveram no topo dos compromissos da Adufal como forma de alertar toda a sociedade sobre os perigos dessa proposta para o funcionalismo público e para o acesso da população aos serviços públicos.
Por isso, a entidade realizou lives educativas; convocações para greves em defesa dos serviços públicos; participou de atos públicos; produziu documento de repúdio à proposta; reuniões conjuntas com outras entidades alagoanas para definição de estratégias de mídia contra a PEC 32/2020; produção de cards para as redes sociais; faixas espalhadas por Maceió e pelo interior de Alagoas; outdoors e produção de podcasts.
Leia também:
PEC 32: relembre as ações da Adufal em defesa dos serviços públicos
O que propõe a reforma administrativa e por que lutar contra?

Atos públicos
Os constantes ataques do governo Bolsonaro, não somente à educação, mas à vida, em suas ações contra a vacinação da população para o enfrentamento à Covid-19, levou milhares de brasileiros às ruas, à luta. E a Adufal esteve ao lado do povo brasileiro em cada ato público, desde carreatas a manifestações. Confira alguns dos principais:
Ato unificado pelo #forabolsonaroemourão – 29 de maio de 2021
O ato unificado reuniu centenas de pessoas em Maceió no dia 29 de maio de 2021. A entidade marcou presença na manifestação contra o governo genocida de Jair Bolsonaro. A vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, participou do protesto que reivindicou vacina para todos/as, pão, saúde e educação.
Ato público pelo #ForaBolsonaro – 19 de junho de 2021
Milhares de manifestantes ocuparam as ruas de Maceió, no dia 19 de junho de 2021, para protestar contra o governo genocida de Jair Bolsonaro. A Adufal marcou presença através de integrantes da diretoria e associados/as.
As principais bandeiras dos/as manifestantes foram pela vacinação urgente de todos e todas; pelo ‘Fora Bolsonaro e Mourão’; contra a reforma administrativa; contra os cortes orçamentários na saúde e educação; por um auxílio de, no mínimo, R$ 600; entre outras reivindicações.

Ato público pelo #ForaBolsonaro – 3 de julho de 2021
A Adufal se fez presente, através da participação de integrantes da Diretoria e da base docente, no ato público do dia 3 de julho de 2021, em Maceió, contra o governo de Jair Bolsonaro. Mesmo com forte chuva, centenas de manifestantes continuaram o percurso que saiu da praça Centenário, no bairro do Farol, até a Praça Deodoro, no centro da cidade.

27º Grito dos Excluídos em Maceió – 7 de setembro de 2021
Protestando contra o governo genocida de Jair Bolsonaro, contra o chamado “Marco Temporal” das demarcações de Terras Indígenas e contra a reforma administrativa, a Adufal foi às ruas no 27º Grito dos Excluídos em Maceió, realizado no dia 7 de setembro deste ano. O presidente da entidade e a vice-presidenta, Jailton Lira e Sandra Lira, estiveram presentes no ato.

Ato #ForaBolsonaro – 2 de outubro de 2021
No dia 2 de outubro deste ano, para protestar contra o governo genocida e antidemocrático de Jair Bolsonaro, a Adufal e milhares de outros alagoanos foram às ruas mais uma vez, em defesa da educação pública e contra a reforma administrativa, que pretende destruir os serviços públicos.
Ato unificado contra a PEC 32 – 11 de dezembro de 2021
Reforçando a luta em defesa dos serviços públicos, a Adufal se fez presente no último ato público ano, realizado contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, no dia 11 de dezembro deste ano.

Rubricas: em defesa dos direitos dos docentes
Após anos de acompanhamento e pressão para que os processos administrativos referentes às rubricas judiciais fossem anulados, conforme decisão do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 14 de maio de 2019, a gestão da Ufal finalmente assinou, no dia 9 de agosto de 2021, a decisão reitoral que notifica o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) para que seja concretizada a nulidade dos mencionados processos. O documento foi assinado pela vice-reitora, Eliane Cavalcanti.
O presidente da Adufal, professor Jailton Lira, reforçou que esta luta começou muito antes da decisão do Consuni ocorrer, relembrando também as ações da Adufal para defender os direitos dos docentes.
“Desde que soubemos do risco de corte das rubricas, em 2017, temos realizado reuniões, consultamos a base docente em assembleias, demos entrada em processos jurídicos, fizemos e continuamos fazendo tudo que esteve ao nosso alcance, enquanto entidade, para assegurar os direitos dos servidores”, afirmou Jailton Lira.
Após a decisão reitoral, a entidade seguiu realizando ações para fortalecer a luta pelas rubricas judiciais, a exemplo de convocação de assembleia geral para discussão do assunto com a base docente, reuniões com a gestão da Ufal e divulgação de informe jurídico sobre o andamento dos processos para manter a categoria ciente e alinhada às ações e esforços da entidade.

GEAP
Após um ano repleto de ações para barrar os aumentos abusivos da GEAP – Autogestão em Saúde sobre a contribuição dos planos de saúde dos servidores da Ufal, a Adufal e o Sintufal conseguiram, em novembro deste ano, a medida liminar que suspende o reajuste. Com o despacho favorável aos servidores da Ufal, o reajuste, agora, está limitado ao percentual limite estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
“A decisão favorável aos servidores é resultado das ações tomadas pela Adufal e do Sintufal para garantir os direitos das nossas categorias e valida o que já vínhamos frisando, de que os aumentos impostos pela GEAP são abusivos, muito acima da média autorizada pela ANS para os convênios privados convencionais”, afirmou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.
Ensino remoto
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Adufal promoveu e participou de diversas atividades relacionadas às discussões e avaliações sobre o ensino remoto. E em 2021 não foi diferente.
Já em fevereiro deste ano, a Adufal voltou a realizar reuniões para dialogar sobre o ensino remoto, dessa vez reunindo os/as integrantes do Conselho de Representantes da entidade para realizar uma avaliação sobre a experiência do ensino remoto e suas consequências.
Em março, a Adufal protocolou um Ofício junto à Ufal solicitando uma audiência para tratar do ensino remoto e sobre a importância de discutir formas de apoio institucional aos docentes, que relataram extremas dificuldades em suas práticas profissionais.
Ainda em março, a entidade realizou uma sequência de plenárias online para ouvir a base docente e saber as individualidades e propostas de cada um/a no que diz respeito ao ensino remoto. Posteriormente, a Adufal disponibilizou um relatório contendo todas as pontuações feitas pelos/as professores/as nas plenárias.

Em abril, uma nova reunião com o Conselho de Representantes foi realizada pela Adufal e nela foi deliberada a formação de uma comissão para acompanhar e auxiliar a administração da Ufal no que diz respeito ao ensino remoto na instituição.
No mês de junho, a Adufal convocou uma assembleia geral online para o dia 21 de junho, ocasião em que houve o diálogo sobre o início do período letivo 2020.2 para compreender as expectativas e demandas dos/as docentes para mais esta etapa do ensino à distância.
Leia também:
Ensino remoto: Relembre as ações realizadas pela Adufal desde o início da pandemia
Entre lives e plenárias
Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, a Adufal encontrou nas lives uma alternativa para manter o contato e a conexão com a base docente, tanto para assuntos de interesse político e até mesmo para eventos de celebração.
Confira alguns dos que foram realizados em 2021.
Live do Dia Nacional do Aposentado – 24 de janeiro de 2021
Para celebrar o Dia Nacional do Aposentado/a, a Adufal promoveu um "Almoço Musical" online, realizado no dia 24 de janeiro, no formato de live, com apresentação da cantora Wilma Araújo e sorteio de diversos brindes para os/as associados/as aposentados/as da entidade.

Live “Desafios da educação em 2021” – 8 de fevereiro de 2021
A live "Desafios da educação em 2021” foi promovida pela Adufal, ao lado do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e realizada no dia 8 de fevereiro com o objetivo de traçar formas de enfrentamento aos desafios que a educação teria durante o ano.
Live carnavalesca com Kel Monalisa – 12 de fevereiro de 2021
A Adufal realizou uma live especial de Carnaval em fevereiro deste ano, com apresentação musical da cantora Kel Monalisa. A atividade foi organizada pela entidade como uma forma de oferecer uma alternativa de entretenimento aos/as professores e professoras no período carnavalesco, considerando a pandemia de Coronavírus.

Plenárias setoriais online – março de 2021
Durante o mês de março de 2021, a Adufal realizou plenárias setoriais com a base docente, organizadas por Unidades Acadêmicas. As pautas das reuniões foram: informes; avaliação sobre a experiência do ensino remoto e suas consequências; e construção de ações contra a reforma administrativa.
Live sobre o processo de luto – 25 de março de 2021
Para refletir sobre o processo do luto durante o período da pandemia causada pela Covid-19, a Adufal realizou, no dia 25 de março, a live “O luto, a saudade e a esperança na pandemia”. A atividade teve o objetivo de levar docentes um pouco de conforto em uma conversa humanizada e empática sobre essa difícil tarefa que é a de enfrentar o luto.
Live junina com Fernanda Guimarães – 18 de junho de 2021
Como forma de celebrar o São João e considerando que a sociedade ainda enfrenta a necessidade do isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), a Adufal organizou uma live junina que contou com a apresentação musical da cantora Fernanda Guimarães e sorteio de cestas típicas para os/as associados/as.
Live natalina – 17 de dezembro de 2021
Dando continuidade à tradição das confraternizações de fim de ano, a Adufal realizou uma live natalina no dia 17 de dezembro, que contou com a apresentação do cantor Emerson Mutchacho e sorteio de cestas natalinas para os/as associados/as.

Eleições 2021
Após dois dias de votação online, a base de sócios e sócias da Adufal elegeu a Chapa 1 – Autonomia e Resistência para compor a Diretoria da entidade nos próximos dois anos (2021 – 2023).
O resultado foi emitido pela empresa Eleja Online, responsável pelo sistema de votação desta eleição, por volta das 21h30 do dia 24 de novembro. Ao todo, foram 701 votos para a Chapa 1, 325 votos para a Chapa 2, 11 votos em branco e 9 votos nulos.
A Chapa vitoriosa é representada pelo professor Jailton de Souza Lira (Cedu) como presidente e pela professora Sandra Lúcia dos Santos Lira (Cedu) como vice-presidente. A posse da nova diretoria ocorreu no dia 1º de dezembro, em cerimônia realizada no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A. C. Simões da Ufal.

Outras atividades
Para além dos atos públicos, reuniões, plenárias e assembleias, lives educativas e recreativas, a Adufal promoveu atividades tanto para a base docente, quanto para a sociedade. Confira:
Projeto Adufal em Movimento
Em julho deste ano a entidade criou o projeto Adufal em Movimento. Na ação, de forma semanal, a entidade publicou vídeos que consistiam em uma professora de educação física ensinando movimentos simples para que qualquer pessoa pudesse executar e se sentisse motivada a praticar exercício físico dentro de casa. Os vídeos seguem disponíveis no canal da entidade no YouTube: Adufal TV.
Doação de cestas básicas
Assim como em outros anos, em 2021 a Adufal também realizou ações sociais, a exemplo da doação de cestas básicas para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas comunidades Cidade Sorriso, Vale do Reginaldo, Vergel do Lago, Muvuca e Sururu do Capote.
Fim de ano
A Adufal encerra as atividades deste ano com muita alegria e esperança de que dias melhores virão em 2022. A entidade se compromete, mais uma vez, em manter a luta em defesa da educação de qualidade, pública e gratuita para todos e todas, além da defesa intransigente da categoria docente.
Boas festas.