20/12/2019
Atualizada: 07/01/2020 19:11:20


Chega ao fim mais um ano de lutas, dessa vez de forma mais marcada ainda por ser o primeiro ano do governo Bolsonaro, que tanto proferiu ataques à educação, à categoria docente e aos trabalhadores. É certo que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vai continuar na luta em defesa da categoria e da educação pública, gratuita e de qualidade, contudo é importante visualizar as principais ações realizadas ao longo deste ano de 2019, para que se possa evoluir e melhorar os enfrentamentos.

A diretoria e a base docente mostraram sua união ao comparecem em diversos atos públicos, como os protestos contra a Reforma da Previdência, o ato público no Dia da Mulher, no Dia do Trabalhador, além da Greve Nacional da Educação, Greve Geral, entre outras manifestações em defesa da educação e contra os ataques do governo.

Diretoria e base docente da Adufal durante ato público em defesa da educação.

Também foram realizadas diversas atividades educacionais como a palestra sobre previdência, promovida conjuntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal); a campanha Saúde no Trabalho, que abordou nas redes sociais os diversos tipos de assédio; a realização do tradicional Café & Prosa, com uma palestra enriquecedora sobre previdência; o Seminário Universidade em Debate, que falou sobre temas como assédio moral e o Projeto Future-se, e a lista continua.

Professora Elaine Pimentel palestrou em seminário promovido pela Adufal.

Outra ação importante foi a organização da consulta para reitor/a e vice-reitor/a da Ufal, comumente realizada pela Adufal, Sintufal e Diretório Central dos Estudantes (DCE-Quilombo dos Palmares), a qual reforçou a grande importância que é o respeito pela autonomia universitária e pela democracia.

Neste ano, a diretoria também buscou estar mais presente dos companheiros e companheiras de luta sindical, promovendo e comparecendo a reuniões, e dialogando sobre as importantes ações de enfrentamento aos ataques do governo Bolsonaro. Também buscando estar mais próximo de seus pares, várias assembleias docentes foram realizadas ao longo desse ano, tanto nas Unidades Acadêmicas do Campus A. C. Simões, quanto nas Unidades do interior do estado. 

Além dos enfrentamentos, a Adufal também promoveu uma singela homenagem ao professor Luiz Sávio de Almeida durante a Bienal do Livro, uma forma importante de valorizar aqueles que tanto representam para a cultura e educação do nosso estado. Foi realizada também uma alegre confraternização em homenagem ao Dia do Professor no mês de outubro, para os colegas associados e associadas.

Adufal homenageou o professor Luiz Sávio de Almeida durante a Bienal do Livro.

Sempre pensando em fornecer o melhor para o associado e associada, foram firmados diversos convênios na área de saúde, alimentícia, educacional, de vestuário, entre outros serviços que dão descontos aos filiados da entidade. 

As ações jurídicas foram demasiadas importantes neste ano e demostraram a força da Adufal no que diz respeito a defender os direitos da categoria docente. Os enfrentamentos com o caso das rubricas judiciais, a liminar conseguida para impedir a retiradas dos adicionais ocupacionais, outra liminar favorável que manteve os descontos das contribuições sindicais em folha de pagamento, a defesa contínua no caso das progressões dos docentes, e mais recente, a ação judicial referente ao reajuste dos 47,94%; tudo isso reforça o compromisso que a diretoria assumiu e cumpriu na defesa dos direitos dos professores e professoras universitários/as.

Por fim, a diretoria agradece por todo companheirismo não somente neste ano de 2019, mas ao longo de toda gestão 2017-2019, e tendo o professor Jailton Lira sido reconduzido à presidência da entidade com novos integrantes na diretoria, reitera o comprometimento em sempre aprimorar o serviço prestado aos associados e associadas. 

Desejamos a todos e todas um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Jailton Lira é reconduzido à presidência da Adufal com novos integrantes na diretoria.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail